Explosões, Katy Perry no espaço e tropeço de Bezos: imagens que marcaram as viagens espaciais privadas em 2025
06/12/2025
(Foto: Reprodução) Imagens que marcaram as missões espaciais privadas em 2025
Explosões, destroços no céu, Katy Perry no espaço e tropeço de bilionário. O universo das missões espaciais privadas foi agitado em 2025 e gerou imagens marcantes.
Grande parte desses registros tem como destaque a Starship, a maior nave do mundo. A gigante, que é da SpaceX, empresa de foguetes de Elon Musk, chamou atenção durante suas diversas missões-teste.
A ambição de Musk com esses experimentos, realizados desde 2019, é aperfeiçoar o modelo de nave para, futuramente, usá-lo para transportar pessoas e cargas para a Lua e para Marte. Nenhum desses testes é tripulado.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
Em contrapartida, algumas das missões espaciais da Blue Origin, empresa de foguetes de Jeff Bezos, são focadas em turismo espacial, ou seja, em levar civis para o espaço. Essas viagens são de menor risco e já contaram com passageiros famosos, como a cantora Katy Perry.
Confira abaixo algumas das imagens mais marcantes das missões espaciais privadas de 2025.
Destroços no céu, explosão e Bezos tropeçando
Divulgação/SpaceX e Divulgação/BlueOrigin
💥Explosões da maior nave do mundo
Em junho, a Starship explodiu durante um teste de rotina na Starbase, cidade que abriga a base da SpaceX no estado do Texas (EUA). O voo-teste não era tripulado e não houve feridos, segundo a empresa.
O experimento era parte da preparação para o outro voo que a empresa planejava realizar no final do mês (que foi adiado).
Segundo a SpaceX, a explosão aconteceu ao testar os motores durante o carregamento da nave com propelente, combustível de veículos espaciais. Nesse momento, "um evento energético repentino resultou na perda completa da Starship e em danos à área ao redor do local". Veja na imagem abaixo.
Chamas se elevam enquanto um foguete da SpaceX explode em Brownsville, Texas.
TheRocketFuture via X/via REUTERS
Após o décimo voo-teste, em agosto, a Starship pegou fogo logo depois de pousar no Oceano Índico, gerando imagens surpreendentes (veja abaixo). O voo não era tripulado e a empresa não detalhou os motivos do incidente.
Starship, maior nave do mundo, pousa no Oceano Índico
Starship ficou coberta por chamas após tocar o Oceano Índico
Reprodução/SpaceX
A décima missão também teve conquistas, como o registro de imagens impressionantes da Terra vista do espaço. Confira:
Starship fez belas imagens da Terra minutos antes de pousar no mar e entrar em chamas
Starship faz belas imagens da Terra antes de pousar no Oceano Índico
Reprodução/SpaceX
☄️Destroços riscam o céu
As explosões da maior nave do mundo também causaram imagens menos imediatas. Durante duas missões em 2025, os destroços da nave se espalharam pelo céu e prejudicaram a rota de voos comerciais.
O primeiro caso aconteceu em janeiro, durante o 7º voo da gigante. A SpaceX perdeu contato com a nave menos de 10 minutos após o lançamento e, na mesma noite, seus destroços foram vistos no céu da capital do Haiti, Porto Príncipe.
O evento fez com que, pelo menos, 20 voos comerciais desviassem para outros aeroportos ou alterassem sua rota por segurança e gerou registros impressionantes (veja abaixo).
Destroços da Starship são vistos do Haiti após nave se desintegrar
Na missão seguinte, em março, o desfecho foi parecido. Minutos após o lançamento, a empresa de Musk perdeu o contato com a nave e, mais tarde, seus destroços foram vistos no céu na região das Bahamas.
Vídeos do incidente foram divulgados nas redes sociais (veja abaixo).
A explosão prejudicou cerca de 240 voos comerciais, segundo a Administração da Aviação Federal (FAA).
No mesmo dia, Elon Musk, bilionário dono da SpaceX, chamou a explosão de "um pequeno revés".
Fragmentos de nave da SpaceX rasgam os céus e causam atrasos em voos
Tropeço de bilionário e Katy Perry no espaço
Em abril, a Blue Origin, empresa de foguetes de Jeff Bezos, chamou atenção ao realizar uma viagem de turismo espacial com tripulação 100% feminina.
Segundo a empresa, esta foi a primeira vez que isso aconteceu desde a Vostok 6, em 1963, quando a russa Valentina Tereshkova foi sozinha ao espaço.
Entre as integrantes da missão de 2025, estavam a cantora Katy Perry e a esposa de Bezos, a jornalista Lauren Sánchez, além de outras quatro mulheres.
A viagem durou cerca de dez minutos e as passageiras retornaram em segurança. Ao deixar a nave, Katy Perry beijou o chão e disse estar emocionada. Confira abaixo.
Quer viajar para o espaço? 'Passeio' para turistas custa a partir de R$ 1 milhão; veja valores pagos por ricaços
Katy Perry no espaço: Blue Origin completa voo com 6 mulheres a bordo
Katy Perry e integrantes da viagem de turismo espacial da Blue Origin experimentam 'gravidade zero' durante voo
Reprodução/Blue Origin
Logo depois do pouso da nave com a Lauren Sánchez e Katy Perry, Bezos protagonizou outro momento que chamou atenção: uma queda (veja abaixo).
O fundador da Amazon tropeçou em um buraco e levantou logo em seguida. Nas redes sociais, usuários compartilharam o vídeo e reagiram com bom humor.
Jeff Bezos leva tombo no retorno do voo da Blue Origin